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terça-feira, 23 de novembro de 2010

AS REDES SOCIAIS

As redes sociais têm ganhado espaço em todas as partes do mundo nos últimos cinco anos. Redes, como Orkut, Twitter, Facebook, recebem a cada dia novos adeptos que as buscam por inúmeros motivos diferentes, mas principalmente para manter contato em tempo real com grupos de amigos. Elas facilitam a comunicação e tem o papel divulgador, permitindo aos usuários saberem de notícias e eventos a qualquer momento e onde estiverem, pois é possível acessá-las e receber notícias delas até mesmo no aparelho celular.
As redes deixaram de ser o gueto dos geeks que se escondiam atrás de pseudônimos e passaram a ser frequentadas por todos, pois se tornaram espaços confiáveis que resguardavam a privacidade dos usuários. Empresas passaram a utilizar as redes sociais para vender e anunciar seus produtos e notou-se a importância que se dá ao produto quando um amigo o recomenda ou o aprova através da rede.
O Facebook, fundado por Mark Zuckerberg em 2004, é a rede que mais cresceu durante o ano de 2010 no Brasil. O sucesso da rede serviu de inspiração para o filme A Rede Social (The Social Network) que será lançado nos primeiros dias de dezembro e vai traçar a ascensão do site desde a fundação até se tornar uma das redes mais acessadas no mundo.
Essas redes fazem parte da vida cotidiana de muitos jovens, eles passam horas por dia em sites de relacionamento. Ao entrarmos em uma lan house ou em um laboratório de informática de uma escola e observarmos as máquinas, vamos encontrar ao menos uma conectada a um site de relacionamento como Orkut ou Facebook. Essa conexão dos jovens com as redes sociais tornou-se um desafio para professores, a questão mais frequente é Como utilizar essas redes como ferramenta didática?
Alguns professores já têm experimentado as redes e blogs no processo de ensino, lançando conteúdos didáticos, filmes utilizados nas disciplinas e disponibilizando um horário para tirar dúvidas on line. Mas antes disso os próprios alunos já se reuniam através do MSN, por exemplo, para discutir textos, preparar trabalhos escolares e tirar dúvidas uns com os outros.
A rede “Café História” é um dos exemplos de páginas que usam a internet para divulgar a história. Cabe ao professor se adaptar as novas tecnologias e fazer delas o melhor uso.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NOVAS TECNOLOGIAS EM DEBATE


        Ocorre nesta semana, na Universidade Federal de Sergipe, o XIII Encontro Sergipano de História, tendo como principal temática as novas tecnologias no ensino da história.
          O encontro tem sido bastante produtivo, com amplos debates durante as realizações de mesas redondas e sessões de comunicação demonstrando a importância de se discutir e entender as tecnologias que podem servir como ferramenta didática.
        Para maiores informações sobre o encontro acesso o blog http://13encontrosergipanodehistoria.blogspot.com/

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A INTERNET



        A internet surgiu para ser uma ferramenta de uso militar durante a Guerra Fria. Teve sua criação e desenvolvimento efetivado em duas etapas, inicialmente esse projeto se deu nos laboratórios das grandes universidades norte-americanas em caráter sigiloso e direcionado a utilização pelo exército, em uma segunda etapa a internet foi liberada para ser desenvolvida pelos hackers que se constituíram em indivíduos importantes nesse constante processo de aprimoramento e produção de novas potencialidades da rede.
       A construção do ciberespaço, que, segundo Pierre Lévy, é “o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores”, se deu através da produção coletiva do conhecimento e com a mesma finalidade: produzir um conhecimento coletivo formado pela soma das inteligências individuais. No ciberespaço, a comunicação de todos com todos foi facilitada, com isso a troca de conteúdos e informações intensificou-se, as barreiras geográficas se romperam e a relação com o tempo tomou nova forma. Portanto, podemos usar a rede como ferramenta cognitiva, facilitadora e divulgadora de conhecimento.                                              
       Após o processo de desenvolvimento da internet e a criação do ciberespaço um novo fenômeno surge em nosso cotidiano: a convergência. Convergência, palavra derivada do verbo convergir, significa tender, que representa uma tentativa de unir em um único meio ou objeto várias funções, usos e conceitos.  Atualmente, ela é aplicada a nova era da informação unindo mídia e internet. Devido ao intenso uso da rede, a mídia tem procurado a internet em busca da interatividade dando início a um processo de adaptação por parte dos meios de comunicação.
      A nova forma de comunicação proporcionada pela rede obteve amplo uso e a mobilidade proporcionada fez com que a mídia aderisse à convergência. Hoje já podemos através do aparelho de televisão acessar a internet com o auxilio de um teclado com tecnologia wi-fi, jogar games e assistir a programação dos canais de televisão. Em um único aparelho, usufruímos as funções antes executadas por máquinas diferentes.
      As redes sociais são elementos importantes em meio a esse processo de surgimento e desenvolvimento da internet, redes como Orkut e Facebook ganham diariamente mais adeptos. Elas também sofrem os efeitos da convergência. Criadas com a intenção de romper fronteiras e facilitar a comunicação, receberam o papel de ferramenta didática ou divulgadora de conhecimento, mas essa temática será tratada de maneira mais ampla em uma próxima postagem a pedido de uma de nossas leitoras.