Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MUNDO VIRTUAL


                   Nos últimos anos do século XX, com o surgimento dos computadores pessoais, um novo mundo foi criado: O mundo virtual. Mas o que é virtual? Será o irreal? Virtual é aquilo que pode se tornar real, um texto virtual se torna real quando o imprimimos. Esse mundo virtual promovido pela interconexão de computadores através da internet nos trouxe novas relações com o tempo e o espaço. Nos séculos passados a espera por uma notícia ou uma carta durava dias e até meses, hoje com a conexão à internet a comunicação tornou-se ágil e prática, com um clique e algumas tecladas é possível de onde estiver comunicar-se e receber notícias de qualquer parte do mundo.
                O ciberespaço ou rede, esse meio de comunicação propiciado pela interconexão de computadores, é formado por um mundo de informações que abriga e pelos indivíduos que exploram e alimentam esse mundo. É através desse espaço que se desenvolve uma produção coletiva do conhecimento.
             Com o crescimento do ciberespaço o processo de virtualização acelerou. No ciberespaço a relação entre público e privado ganhou novas formas, por causa da internet não se precisa mais sair de casa para ir ao banco ou até mesmo trabalhar. A memória é virtualizada e conseqüentemente estendida na rede, nela encontramos bancos de dados e arquivos virtuais.
            O impacto das tecnologias mudou o cotidiano e a forma de pensarmos, mudou o jeito de se fazer história. Mas até que ponto podemos falar sobre os impactos da tecnologia em nossas vidas? Não poderíamos pensar nessa tecnologia como um fruto da nossa sociedade e cultura? Será o ciberespaço resultado de uma busca pela aceleração do conhecimento e da comunicação? Essas são perguntas que deixo para você leitor refletir e promover uma discussão aqui no blog através de seus comentários. 
Elidiana do Vale

Um comentário:

Anita. disse...

Uma nova faceta deste "mundo virtual" são as comunidades, que já existiam mesmo antes das famosas redes sociais e se fortaleceram com o aparecimento destas, no que tem sido chamado, atualmente, de Web 2.0.

Interessante pensar como um indivíduo pode fazer parte de inúmeras comunidades ao mesmo tempo e experimentar uma multiplicidade de "personas". O francês Gabriel Tarde falava de públicos... fico imaginando qual seria a definição de públicos hoje, com o advento da internet.

Gostaria de ver este tema abordado no blog.

Abs.
Anita.