Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

UM BREVE RELATO

       Este blog é parte integrante das atividades do projeto de pesquisa A INTERNET E O OFÍCIO DO HISTORIADOR, até este momento ele serviu como espaço para discussão de textos sobre a cibercultura. Durante os primeiros meses dessa pesquisa entrei em contato com textos que me fizeram enxergar a rede com um olhar diferente, passei a confiar no potencial de pesquisa da rede e a buscar nela sites e redes sociais que tivessem como tema principal a História.
     Em meio às leituras e as várias horas navegando na rede pude encontrar sites, e perfis em redes sociais que buscam discutir e trocar conteúdos sobre história, encontrei também páginas de bibliotecas e arquivos onde estão disponíveis alguns documentos digitalizados facilitando assim o trabalho do historiador. Na rede social Facebook, encontrei perfis de museus, universidades e bibliotecas nacionais de vários países como Argentina, Chile, Espanha, que divulgam atividades da instituição, cursos e em algumas é possível encontrar mostras de documentos.
        Alem do Facebook a rede Café História é mais um espaço onde a História é pauta de discussões. No Café, professores e estudantes discutem e trocam idéias e experiências que podem contribuir para o trabalho dos professores na sala de aula. Através do Café História, conheci o blog História Digital, esse blog busca colaborar com a didática do professor trazendo novas ferramentas e inserindo o professor na chamada era digital. Nele encontram-se links que levam a jogos e filmes que podem ser utilizados no ensino de História.
       Diante dos resultados iniciais dessa pesquisa notei a importância da internet e das novas tecnologias no trabalho do historiador e no processo de ensino-aprendizagem de História.

                Elidiana do Vale     

    

Nenhum comentário: