Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 4 de março de 2011

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


        O livro Educação a distância: uma articulação entre a teoria e a prática surgiu em um contexto de discussão sobre a democratização do ensino. Após a criação da PUC Minas Virtual foi elaborado esse livro com a colaboração de diversos professores que abordaram sobre temáticas de relevância para o entendimento da educação a distância.
       Um dos temas abordados é a democratização do ensino. Em meio a uma sociedade globalizada e imersa nas novas tecnologias de informação, o acesso à educação tornou-se imprescindível para manter-se atualizado, esse é um fator que pode acentuar ou diminuir as diferenças na sociedade. A educação a distância torna-se um campo de possibilidades para jovens e adultos que não tiveram acesso aos ambientes de aprendizagem na idade adequada.
      A importância das novas tecnologias de informação para o ensino é muito clara, mas há a preocupação de entender que elas não são ferramentas para desenvolver o autodidatismo, pois cada aluno tem um ritmo de aprendizagem diferente e, portanto, o professor deve criar métodos que permitam a interação entre ele e os alunos.
      No livro notamos uma preocupação em mostrar ao leitor as ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas na EAD. De certa forma, essa apresentação chega a ser muito técnica, com uma apresentação de eficiência e compatibilidade de programas, como também da viabilidade de uso de tais ferramentas. Os autores orientam quanto ao caráter de praticidade, custo, equipamentos básicos e a aplicação das ferramentas indicadas em cada modalidade.
     Mas o material impresso ainda possui uma posição importante na EAD devido a fácil manipulação e a possibilidade de transporte para qualquer lugar, para tanto é preciso atentar na atratividade do material, dando importância ao layout, à diagramação, ilustrações e ao jogo de cores.
         O planejamento de um curso de EAD é de vital importância, já que, devido ao incentivo do MEC, o número de instituições de ensino que oferecem essa modalidade de curso tem aumentado ao longo do tempo. É indicado no livro cinco etapas para a preparação de um curso a distância: preparar a definição do curso, o nível e o alcance; definir a equipe responsável, sendo assim uma equipe multidisciplinar por conta das várias ações de trabalho; elaborar o projeto pedagógico levando em consideração o público alvo; preparar um processo operacional para o curso e a etapa burocrática de implantação do curso.
        No livro encontramos material teórico e técnico que colaboram na discussão sobre o ensino a distância e na elaboração de um curso a distância, uma modalidade de ensino que ganha espaço e ao longo das experiências passadas se aprimora e se qualifica.         

       

Um comentário:

drika disse...

Sem dúvida, a educação a distância ainda é uma modalidade de ensino, que embora esteja sendo bastante difundida, ainda precisa ser melhor compreendida. Especialmente, porque ora ou outra, encontramos pessoas, inclusive profissionais da educação, que apresentam uma opinião preconceituosa com relação a essa modalidade de ensino. Gostaria de saber, quais, ao seu ver, seriam as melhores maneiras de reverter este quadro? Obrigada desde já!