Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de abril de 2011

DOMINGO SANGRENTO

       A revolução russa, ocorrida em 1917, possui raízes profundas que remetem ao episódio do Domingo Sangrento, em 1905.
         A Rússia, apesar de grande, era uma nação pouco desenvolvida, pois vivia apenas da agricultura. Com investimentos estrangeiros (França, Inglaterra, Alemanha, etc.) a Rússia começou a se industrializar. Mas, do mesmo jeito que aconteceu com as outras nações quando começaram a se industrializar, os trabalhadores estavam sujeitos a cargas horárias absurdas (em média de 12 a 16 horas), salários baixos, não havia sindicatos, pois era proibido e etc. Isso foi propício para que os proletários se mantivessem em conflito com o regime. 
         Então, alguns trabalhadores fizeram um boletim de reivindicações e entregaram-na aos dirigentes da empresa. Os dirigentes, além de ignorarem o boletim, demitiram TODOS os trabalhadores envolvidos com essa reivindicação. Outros grupos de trabalhadores decidiram ajudá-los e foram até o palácio de inverno, em São Petersburgo, para solicitar ao Czar reformas políticas, religiosas e trabalhistas. Então o czar manda seus soldados metralharem todos os trabalhadores.
         Isso, logicamente, fez com que surgisse por toda a Rússia uma onda de greves e manifestações.
         A partir de seus conhecimentos sobre a Revolução Russa comente sobre a importância do Domingo Sangrento nesse processo revolucionário.
          

Nenhum comentário: