Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 23 de novembro de 2010

AS REDES SOCIAIS

As redes sociais têm ganhado espaço em todas as partes do mundo nos últimos cinco anos. Redes, como Orkut, Twitter, Facebook, recebem a cada dia novos adeptos que as buscam por inúmeros motivos diferentes, mas principalmente para manter contato em tempo real com grupos de amigos. Elas facilitam a comunicação e tem o papel divulgador, permitindo aos usuários saberem de notícias e eventos a qualquer momento e onde estiverem, pois é possível acessá-las e receber notícias delas até mesmo no aparelho celular.
As redes deixaram de ser o gueto dos geeks que se escondiam atrás de pseudônimos e passaram a ser frequentadas por todos, pois se tornaram espaços confiáveis que resguardavam a privacidade dos usuários. Empresas passaram a utilizar as redes sociais para vender e anunciar seus produtos e notou-se a importância que se dá ao produto quando um amigo o recomenda ou o aprova através da rede.
O Facebook, fundado por Mark Zuckerberg em 2004, é a rede que mais cresceu durante o ano de 2010 no Brasil. O sucesso da rede serviu de inspiração para o filme A Rede Social (The Social Network) que será lançado nos primeiros dias de dezembro e vai traçar a ascensão do site desde a fundação até se tornar uma das redes mais acessadas no mundo.
Essas redes fazem parte da vida cotidiana de muitos jovens, eles passam horas por dia em sites de relacionamento. Ao entrarmos em uma lan house ou em um laboratório de informática de uma escola e observarmos as máquinas, vamos encontrar ao menos uma conectada a um site de relacionamento como Orkut ou Facebook. Essa conexão dos jovens com as redes sociais tornou-se um desafio para professores, a questão mais frequente é Como utilizar essas redes como ferramenta didática?
Alguns professores já têm experimentado as redes e blogs no processo de ensino, lançando conteúdos didáticos, filmes utilizados nas disciplinas e disponibilizando um horário para tirar dúvidas on line. Mas antes disso os próprios alunos já se reuniam através do MSN, por exemplo, para discutir textos, preparar trabalhos escolares e tirar dúvidas uns com os outros.
A rede “Café História” é um dos exemplos de páginas que usam a internet para divulgar a história. Cabe ao professor se adaptar as novas tecnologias e fazer delas o melhor uso.

Nenhum comentário: