Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O MUNDO CONTEMPORÂNEO E A INTERNET



        A internet surgiu para ser uma ferramenta de uso militar durante a Guerra Fria. Teve sua criação e desenvolvimento efetivado em duas etapas, inicialmente esse projeto se deu nos laboratórios das grandes universidades norte-americanas em caráter sigiloso e direcionado a utilização pelo exército, em uma segunda etapa a internet foi liberada para ser desenvolvida pelos hackers que se constituíram em indivíduos importantes nesse constante processo de aprimoramento e produção de novas potencialidades da rede.
       A construção do ciberespaço, que, segundo Pierre Lévy, é “o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores”, se deu através da produção coletiva do conhecimento e com a mesma finalidade: produzir um conhecimento coletivo formado pela soma das inteligências individuais. No ciberespaço, a comunicação de todos com todos foi facilitada, com isso a troca de conteúdos e informações intensificou-se, as barreiras geográficas se romperam e a relação com o tempo tomou nova forma. Portanto, podemos usar a rede como ferramenta cognitiva, facilitadora e divulgadora de conhecimento.                                              
       Após o processo de desenvolvimento da internet e a criação do ciberespaço um novo fenômeno surge em nosso cotidiano: a convergência. Convergência, palavra derivada do verbo convergir, significa tender, que representa uma tentativa de unir em um único meio ou objeto várias funções, usos e conceitos.  Atualmente, ela é aplicada a nova era da informação unindo mídia e internet. Devido ao intenso uso da rede, a mídia tem procurado a internet em busca da interatividade dando início a um processo de adaptação por parte dos meios de comunicação.
      A nova forma de comunicação proporcionada pela rede obteve amplo uso e a mobilidade proporcionada fez com que a mídia aderisse à convergência. Hoje já podemos através do aparelho de televisão acessar a internet com o auxilio de um teclado com tecnologia wi-fi, jogar games e assistir a programação dos canais de televisão. Em um único aparelho, usufruímos as funções antes executadas por máquinas diferentes.
      As redes sociais são elementos importantes em meio a esse processo de surgimento e desenvolvimento da internet, redes como Orkut e Facebook ganham diariamente mais adeptos. Elas também sofrem os efeitos da convergência. Criadas com a intenção de romper fronteiras e facilitar a comunicação, receberam o papel de ferramenta didática ou divulgadora de conhecimento, mas essa temática será tratada de maneira mais ampla em uma próxima postagem a pedido de uma de nossas leitoras.  

Um comentário:

Elissa. disse...

Fico feliz em conhecer esse grupo que se propõe a discutir esse "Admirável Mundo Novo" que a internet nos coloca. Faço parte do GEPIED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática Educativa - que tem como objetivo refletir sobre essa "sociedade em rede", educação e cibecultura mas estava sentindo falta desse debate em nossa área de História. Parabéns ao Prof. Fernando Sá por incluir Sergipe nessa rede de reflexões.